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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Postos não vão cumprir prazo para diesel limpo


Sindicato diz que baixa demanda e necessidade de
obras inviabilizam uso de combustível antes de 2015

O uso de um modelo de diesel mais limpo a partir de janeiro do ano que vem pode ficar só para 2015, no que depender dos postos de combustíveis. Segundo os empresários, para substituir o
S-500, que emite 500 partes por milhão de enxofre, pelo S-50, que emite 50 partes, será preciso um prazo mínimo de quatro anos e ainda aguardar um aumento de demanda pelo produto. A data limite para uso do S-50 foi definida após acordo entre a Petrobras, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) e as montadoras. No entanto, o Sincopetro, sindicato que representa os donos de postos, diz que não foi ouvido durante as negociações e afirma que
será impossível cumprir oprazo determinado, muito menos o uso do S-10, modelo já utilizado na Europa e nos EUA, a partir de 2013. Segundo o presidente da entidade, José Alberto de Paiva Gouveia, o custo para adaptação das bombas, que pode chegar a R$ 70 mil, não será compensado devido à baixa demanda pelo combustível limpo, já que somente a frota em circulação utiliza o
S-500. Além disso, Gouveia afirma que a troca de bombas só ocorre com autorização da prefeitura e da Cetesb, o que torna ainda mais difícil cumprir os prazos determinados pelo MPF.
Histórico O uso de um diesel mais limpo em todo o país foi definido em resolução emitida pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), em 2007. A versão S-50 seria obrigatória em janeiro de 2009. No entanto, empresas do setor automobilístico e a Petrobras pediram para
adiar esse prazo para janeiro de 2012.

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